QUEM SOU

Mais de 35 anos na área da  saúde

Olá. Meu nome é Carmen Rodrigues. Tenho 60 anos de idade, fui enfermeira por 35 anos, atuando a maior parte do tempo com pessoas com doenças crônicas (hemofilia, talassemia e doença falciforme), oncologia pediátrica e suas famílias.

Enquanto enfermeira, atuei também em Gestão na Saúde, Educação Continuada/Permanente, Comissão de Ética e Pesquisa, tradução de protocolos de tratamento, diretrizes terapêuticas e livretos educativos para pacientes e como membro do Comitê de Assessoria Técnica em Doença Falciforme no Ministério da Saúde. Sou Mestre em Enfermagem do Cuidar, pela Universidade Estadual de Campinas.

Abaixo explico um pouco a minha trajetória.

carmen rodrigues
carmen rodrigues autoconhecimento

Encerrando um ciclo

Em 2016, decidi que meu ciclo na enfermagem havia se encerrado. Só tinha um problema. Eu não sabia o que fazer, pois parar de trabalhar não era uma opção. Não só pela questão financeira, mas porque eu sabia que tinha ainda muito a contribuir, me sentia no auge da minha capacidade intelectual, cognitiva, emocional, maturidade, etc.

Após muito procurar, decidi fazer um curso de Programação Neurolinguística (PNL), onde algumas luzinhas se acenderam. Em seguida fiz um curso de formação em Coaching e passei por um processo de coaching, onde muitas luzes se acenderam. Uau! Eureka! Parece que ficou tudo claro.


A descoberta

Descobri que poderia continuar cuidando das pessoas, sem ser enfermeira. A partir de então, por meio do coaching e PNL, ia cuidar da alma das pessoas. E comecei cuidando da minha. Mas como deixar um emprego de tantos anos? Aprendi também, por esta ocasião, que quando nosso coração sabe para onde quer ir e damos o primeiro passo, o Universo cuida do “como”, e coloca o chão embaixo. 

Em 15 dias tudo aconteceu de forma incrível e inacreditável. Estava demitida, com condições de iniciar minha nova vida. Literalmente me senti renascer! Aos 56 anos me sentia plena, animadíssima com essa nova vida, onde eu poderia organizar meus horários, atender pessoas em casa ou online, era tudo maravilhoso!

Criei a empresa Carmen Rodrigues – Coaching para Saúde e comecei a participar da transformação de muitas vidas por meio do coaching e PNL. Me sentia expandindo minha consciência e a de muitas pessoas.

Mas, além de sempre levar muito a sério tudo que faço, me apaixonei pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Não parei mais de buscar conhecimento nesta área.

a_descoberta_autoconhecimento
carmen rodrigues

Novos conhecimentos

Li e leio muitos livros (cerca de três por mês), de autores como Antony Robbins, Eckhart Tolle, Louise Hay, Napoleon Hill, Shirzad Chamine, entre muitos outros. Acompanho seminários e workshops de todos meus mentores, como Geronimo Thelm, Elainne Ourives, André Sampaio, Helio Couto, Regina Tavares, entre outros. 

Fiz curso de Meditação, de Reiki, de Holococriação, de Coaching Ericksoniano, de Mecânica Quântica, Neurociência, Ho’oponopono e Psicanálise.

Além de estudar todas estas formas de cuidar, participo frequentemente de Constelação Familiar, psicanálise e incorporei todas estas técnicas à minha vida. Medito e faço Reiki e Ho’oponopono diariamente e constantemente.

Aprendi que sou 100% responsável por tudo que me acontece (assim como você) e que eu crio a minha realidade (assim como você cria a sua). Descobri que não tem nada lá fora. Está tudo aqui dentro. A cura (física, emocional, espiritual) está dentro de cada um de nós. O que é libertador!

Construindo saúde - A cura começa em você

Depois desses 4 anos nesse novo ciclo, já com vários trabalhos realizados, maior autoconhecimento e muitos estudos, estou terminando o ano de 2019 com uma proposta ainda maior e mais desafiadora, por isso a minha nova marca “Construindo Saúde – a cura começa em você”. Pois tudo está dentro de cada um de nós. Só é preciso descobrir o caminho, limpar memórias, trazer o inconsciente à consciência.

O nosso maior propósito é ajudar as pessoas a encontrarem um sentido em suas vidas, a pararem de reproduzir padrões, a terem consciência de quem são e de quem querem ser, a realizarem seus sonhos, a reescreverem sua história e encontrarem equilíbrio em todos os aspectos de sua vida. A pararem de representar “papéis” e poderem ser quem são. A se curarem. Hoje atuo nas áreas – coaching, reiki, psicanálise e terapias holísticas.

Pela minha vasta experiência na área da saúde, no coaching atuo principalmente no segmento dos profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, cuidados paliativos e idosos (50+).

Passei a realizar meus sonhos também. Entre eles, escrever livros. 

Descobri minha missão: “Cuidar e inspirar pessoas, por meio do coaching, da psicanálise, das terapias holísticas e de meus livros e palestras, para viver minha essência divina”.

Ao exercer minha missão, ao ajudar as pessoas a construírem sua saúde, a CR Construindo Saúde começou a inspirar pessoas por meio de cursos e workshops de formação e aprimoramento na área de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento.

A partir de então, sentimos a necessidade de criar a Canguru – Desenvolvimento Humano, com o objetivo de formação e capacitação por meio de técnicas de neurociência, programação neurolinguística, física quântica, terapia sistêmica, meditação, equilíbrio vibracional, terapia energética, Ho’oponopono, linguagem Ericksoniana e Coaching, para que você se reconecte consigo mesmo, encontrando seu propósito de vida e vivendo de forma leve e harmoniosa.

 
 
carmen rodrigues
carmen rodrigues

Palestrando há 20 anos

Como palestrante, atuo em diferentes áreas como Liderança, Gestão, Humanização, Autocuidado, Motivação, Propósito de Vida, Desenvolvimento Pessoal, Autoestima, entre outros temas. Sei que estou no caminho certo quando encontro pessoas que ouviram uma palestra minha e dizem que aquele momento mudou sua vida. Durante mais de 20 anos ministrei palestras em todo o Brasil e algumas no exterior, como enfermeira.

Carmen Rodrigues por Carmen Rodrigues

Sou mãe de três filhos maravilhosos, avó de uma menina incrível, moro com minhas 4 cachorras e amo pessoas. Adoro ler e assistir filmes. Tenho um espaço de atendimento, compartilhamento de saberes e cura. Sou uma eterna buscadora.

Também sinto raiva, tenho medo, preguiça, cansaço, mas por no máximo 30 minutos, não mais do que isso. Aprendi a limpar estes sentimentos e a me curar. 

Enfim, aos 60 anos de idade e quase 40 anos como profissional do Cuidado, continuo adquirindo habilidades e conhecimento, ao longo desta Jornada chamada Vida, para poder continuar cuidando das pessoas. Espero poder te ajudar também. Enquanto você se cura, eu também me curo. Abraços, Paz e Luz.

 
carmen rodrigues

Linha do tempo

Confira abaixo a minha trajetória em mais de 30 anos como profissional do Cuidado.

1981

Formação

Graduação em Enfermagem Unicamp – Campinas

1981
1981 – 1989

Atuação

Hospital das Clínicas Unicamp – enfermeira assistencial nas áreas de Moléstias Infecciosas, Retaguarda, Clínica Médica e Pediatria

1981 – 1989
1989 – 2009

Atuação

Coordenadora dos Programas de Doenças Hematológicas Crônicas

1989 – 2009
2000 – 2005

Atuação

Gerente de Enfermagem

2000 – 2005
2000 – atual

Atuação

Palestrante / Conferencista

2000 – atual
2008

Formação

Proficiência Técnica em Hematologia e Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

2008
2009

Formação

Mestrado em Enfermagem e Trabalho Unicamp – Campinas

2009
2009 -2015

Atuação

Educação Continuada/Permanente

2009 -2015
2010 – 2017

Atuação

Membro do Comitê de Assessoria Técnica em Doença Falciforme do Ministério da Saúde Brasil

2010 – 2017
2012

Formação

Pós graduação – Práticas Multidisciplinares em Atendimento ao Idoso Unicamp – Campinas

2012
2013 – 2016

Atuação

Coordenadora Comitê de Ética e Pesquisa

2013 – 2016
2015 – 2016

Atuação

Gerência de Enfermagem

2015 – 2016
2016

Formação

Prog. Neuro Linguística – Practitioner ACTIUS – Campinas

2016
2016

Formação

Personal & Professional Coaching Sociedade Brasileira de Coaching

2016
2017

Formação

Reiki Nível 1

2017
2019

Formação

Reiki II – Mestre Viviane Moraes

2019
2018 – 2020

Formação

Psicanálise – Instituto Carlos Mussato

2018 – 2020
2018

Formação

Coaching Ericksoniano – Instituto Brasileiro de Coaching

2018
2018

Formação

Professional & Self Coach – Instituto Brasileiro de Coaching

2018
2018

Formação

Analista Comportamental – Instituto Brasileiro de Coaching

2018
2018

Formação

Life Coach – Instituto Brasileiro de Coaching

2018
2018

Formação

Leader Coach

2018
2016 – atual

ATUAÇÃO

Coaching, Terapias Holísticas, Psicanálise

2016 – atual

Fale comigo

Comentários, dúvidas, sugestões, perguntas, quer saber mais? 

O Ho’oponopono é praticado no Havaí há 3 mil anos, pelos povos kahunas (Kahuna é um termo havaiano para curador, mestre, xamã. Significa “protetor do segredo” ou “guardião do oculto”).

É oriundo de uma tradição ancestral havaiana. Sempre que surgiam discórdias entre pessoas ou problemas de relacionamento no seio de uma comunidade, eles se reuniam em presença de todos os envolvidos e, sob a orientação de um padre ou sacerdote, concediam-se o perdão.

Os sacerdotes levaram este método para a sociedade com o intuito de resolver problemas do dia-a-dia entre as pessoas. Era feito com toda a comunidade presente. As pessoas tomavam conhecimento dos conflitos que existiam naquele ambiente e repetiam as frases juntas. 

Com cada um realizando sua responsabilidade diante dos aspectos da situação que havia se apresentado, todos acabavam sendo beneficiados e se curavam das memórias e programações negativas internas. Eles já acreditavam que o que afetava um, afetava a todos.

Morrnah Nalamaku Simeona, ou Morrnah Simeona, como é mais conhecida, era Xamã e curandeira havaiana, que atuava com plantas medicinais. Ao tomar conhecimento da prática do Ho’oponopono em sua comunidade, pensou que o processo de Ho’oponopono podia ser simplificado, eliminando a presença de um guia ou padre, podendo cada um praticá-lo sozinho: sozinhos, trazemos a nós mesmos perdão, amor e paz, foi o que ela pensou.