Coaching para familiares

Como coach que acredita na construção da saúde, eu não podia deixar de lado a família. Como mãe, avó e enfermeira, sei que a família é essencial para qualquer recuperação. Faz parte do tratamento e do cuidado a presença, participação e carinho da família.

Seja o paciente criança, adolescente, adulto ou idoso, quando adoecemos, nos sentimos fragilizados e precisamos de atenção e carinho. Esta atenção contribui e muito para a recuperação de qualquer pessoa doente.

Mas o familiar, principalmente se a doença for crônica, grave ou não tiver cura, também se sente adoecido e geralmente não é cuidado pela equipe multiprofissional. Pelo contrário, é cobrada sua presença o tempo todo junto ao seu familiar, é cobrado que esteja bem, dando apoio e tudo que o paciente precisa, o tempo todo.

 
coaching_para_familiares

Cuidando da família

Só que o familiar também é humano. Também tem sua vida. Também tem planos, projetos, medo, dor, saudades, necessidades, sonhos. E quem olha para isso? 

Muitas vezes o familiar cuidador deixa seu trabalho para se dedicar àquela pessoa doente. Apesar dele fazer isso por amor, ele se ressente, pois o trabalho era importante para ele e não só financeiramente. Inconscientemente, ele acaba culpando o familiar “doente” por suas abnegações e privações.

Além de ter cuidado de pessoas com câncer e outras doenças hematológicas por quase 30 anos, como enfermeira, cuidei de meus pais idosos e doentes por mais de 4 anos. Apesar da ajuda de meus irmãos, eu era a única filha que morava na mesma cidade deles. As emoções são muito conflitantes. Do amor à raiva, da alegria por poder cuidar à tristeza de ter que cuidar, da força à impotência, da esperança ao medo.

Portanto, com muito carinho e profissionalismo ajudo estes familiares, por meio do coaching, a encontrarem equilíbrio em suas vidas, a melhorarem sua performance junto ao seu familiar doente e sua família, a não se culpar, fazendo um planejamento adequado para os resultados desejados. Por meio do coaching, ele se sentirá cuidado e cuidará melhor de seu familiar.

 

Coaching Para Familiares

Hoje muitas pessoas falam em coaching, parece que “todos” podem fazem coaching, mas o assunto é sério, exige estudo e muita preparação. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.