Coaching para idosos e para 50+

Por que coaching para idosos? Independentemente da idade em que uma pessoa é considerada idosa (em alguns países 60 anos, em outros 65 ou mais), todos nós, se não morrermos cedo, iremos envelhecer, ou ficar idosos. Não vou falar aqui do processo fisiológico de se envelhecer e nem das diversas discussões que existem em torno da terminologia “idoso”, “velho”, “terceira idade” ou “melhor idade”. 

Vou falar do que acontece quando vamos ficando mais experientes, quando os anos vão se acumulando. Quando você chega próximo aos 60 anos de idade (em média), geralmente todos os filhos já estão adultos, às vezes você já tem netos, com frequência já está aposentado (ou em fase de planejar isto) e já não tem mais a mesma vitalidade física de antes.

Você pode estar casado(a), viúvo(a) ou separado(a). Ou mesmo ser solteiro(a). Morando sozinho, com seu (sua) parceiro (a) ou com um(a) filho(a). No meu caso, sou divorciada e moro sozinha. 

coaching_para_idosos

Reflexão sobre 2 etapas da vida

Também ocorrem outras mudanças – você já não sofre por pequenas coisas, aprecia mais cada momento da vida, não tem mais tanta pressa. Tem mais maturidade, resolve as coisas com muito mais facilidade, está mais tolerante e paciente. Isto de modo geral, lógico que muitos não conseguem envelhecer com sabedoria e maturidade, por vários motivos. Há diferentes formas de envelhecer. 

Mas falando assim, parece que é uma delícia ir ficando mais velho. Pode ser sim, mas traz também vários questionamentos.  O processo de envelhecimento é um reflexo de nossa realidade social, sendo vivenciado de maneira heterogênea e múltipla. Apresenta diferentes oportunidades e limites a cada pessoa concreta.

Alguns envelhecem de modo ativo e inserido na sociedade e culturalmente produtivos, ou podem estar vivendo em uma Residência de Longa Permanência ou sozinho, isolado em sua casa e rotina. Mas algumas pessoas produziram suas melhores obras ou fizeram escolhas realmente significativas nesta etapa de suas vidas. 

Envelhecer feliz na atualidade é possivel

Ser idoso na atualidade pode ter muitos diferentes significados e possibilidades, ou limites. Alguns (os felizardos) conseguiram viver até então a sua paixão, fazendo o que amavam, mas pode ser que queiram agora fazer algo diferente. Como aconteceu comigo. Fui enfermeira (apaixonada) por 36 anos, mas chegou a hora em que senti que este ciclo havia se encerrado e precisava fazer outra coisa. Outros não. Querem agora descobrir sua paixão e viver por ela.

Sim. Algumas pessoas viveram mais de 30 anos trabalhando para sobreviver e aquele sonho da juventude ficou adormecido. E eu te digo. Agora pode ser a chance de fazer ou aprender aquilo que você sempre quis fazer. Mas muitos deixaram de sonhar. Ou até sonham, mas não sabem por onde começar.

 

envelhecer_feliz

Aí entra o coaching. Eu ajudo pessoas nesta fase da vida, que muitas vezes se encontram em uma nova “crise existencial”, quando os filhos não “precisam” mais tanto delas, estão no auge de sua vitalidade e não sabem o que fazer, como começar e como lidar com os problemas deste momento. Filhos adultos, netos, genros, noras, problemas de saúde, cansaço…. 

Nossa sociedade tem cada vez um número maior de pessoas nesta faixa etária que estão no auge de sua produtividade intelectual e vitalidade emocional, querendo continuar produzindo e contribuindo. Mas as prioridades mudaram. Geralmente nesta fase não há mais necessidade de trabalhar para “sobreviver”, pois os filhos estão criados e independentes.

Se você é uma destas pessoas que não quer se entregar à tristeza, correndo o risco de ficar deprimido, ou não sabe o que fazer agora que “ninguém mais precisa de você” e não sabe como e o que começar, o coaching é para você. Pode transformar sua vida, como transformou a minha. Você vai se sentir renascendo. Só que com muito mais maturidade, não tendo que cometer os mesmos erros da juventude. 

Desejo-lhe uma ótima jornada nesta nova vida.

Coaching para idosos e para 50+

Hoje muitas pessoas falam em coaching, parece que “todos” podem fazem coaching, mas o assunto é sério, exige estudo e muita preparação. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.