Você sabe o que é cuidado paliativo?​

Cuidados Paliativos são um conjunto de cuidados que visam melhorar a qualidade de vida de uma pessoa doente e dos seus familiares, aliviando e prevenindo o sofrimento diante de uma doença que pode pôr fim à sua vida. (https://www.significados.com.br/cuidados-paliativos/).

A palavra “paliativo” vem do latim Pallium, que significa pano que cobre, que esconde. Também é usado metaforicamente como encobrir, disfarçar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os cuidados paliativos consistem numa abordagem multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares perante uma doença que ameace a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio de uma identificação precoce, avaliação impecável, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

borboleta_transformação

Objetivos dos cuidados paliativos segundo a OMS:

  • Proporcionar alívio da dor e outros sintomas angustiantes;

  • Considerar o morrer como um processo normal;

  • Não apressar ou adiar a morte;

  • Integrar os aspectos psicológicos e espirituais de assistência ao paciente;

  • Oferecer um sistema de apoio para ajudar os pacientes a viverem tão ativamente quanto possível até a morte;

  • Usar uma abordagem de equipe para atender às necessidades dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento de luto, se indicado;

  • Melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da doença;

  • Atuar no início da doença, em conjunto com outras terapias que visam prolongar a vida, como a quimioterapia ou radioterapia;

  • Realizar investigações necessárias para melhor compreender e gerir complicações clínicas angustiantes.

mãos_suporte_sempre_existe_o_que_fazer

Sempre existe o que fazer

Uma pessoa, quando recebe o prognóstico de seu médico de que “não há mais nada a fazer”, ou que “sua pasta está fechada”, ou que “está fora de possibilidades terapêuticas”, termos já banidos do vocabulário da área da saúde, mas infelizmente ainda utilizados por muitos profissionais, fica no mínimo desesperada e muitas vezes acredita que não há mesmo nada a fazer, a não ser esperar a morte.

Mas como você viu nos objetivos dos cuidados paliativos descritos pela OMS, há muito o que fazer. Para aquelas pessoas que não têm condições de cuidar de seu familiar em casa, pela complexidade dos cuidados exigidos, existem os “Hospices”. Termo inglês para designar “hospitais” que mais parecem casas, com profissionais habilitados para fornecer todo o cuidado necessário, da forma mais humanizada possível.

Por ter convivido com muitas pessoas e famílias nesta situação, com muitos jovens, adultos, pais e mães que perderam seus entes queridos e viveram um luto antecipado, hoje, como coach, sei que posso ajuda-los a passar esta fase com mais alegria e qualidade, ajudando-os a encontrar qualidade de vida, alívio para suas dores, equilíbrio, aceitação e porque não um propósito para ser vivido nesta fase de sua vida. Por isso estas pessoas fazem parte do meu nicho de coaching, com muito carinho.

Coaching Para Pessoas Em Cuidados Paliativos

Hoje muitas pessoas falam em coaching, parece que “todos” podem fazem coaching, mas o assunto é sério, exige estudo e muita preparação. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.