Coaching para profissionais de saúde

Como profissional da saúde por mais de 30 anos, convivi com muitos profissionais desta área, de diferentes profissões. Sei muito bem quais as alegrias e tristezas de se atuar nesta área da saúde. É uma área muito específica, com características muito particulares, como os horários de plantões, trabalhos em finais de semana e feriados, quando todos estão se divertindo, ter dois empregos, na grande maioria dos casos, para ganhar o suficiente para viver dignamente, além de cuidar de pessoas nos momentos mais difíceis de suas vidas, entre outras características.

Na enfermagem, enquanto gestora ou quando responsável pela Educação Permanente, pude cuidar destas pessoas que cuidam. Agora, que me desliguei do hospital, pelo carinho e aproximação que tenho com esta área, resolvi me dedicar a cuidar destes profissionais por meio do coaching. E indiretamente, estou cuidando das pessoas de quem eles cuidam.

 
coaching_para_saude
o_que_estou_fazendo_da_minha_vida_macaco

Mas, o que estou fazendo da minha vida?

Como todo mundo, em sua trajetória profissional você sempre terá momentos em que se sentirá estagnado ou desmotivado. Algumas vezes até perdido, sem saber exatamente o que está fazendo lá, naquele lugar e naquela situação. Sabe aquela sensação de não pertencimento, de não saber o que está fazendo ali?

Se você nunca se sentiu assim, ainda vai se sentir. Mas o que fazer? Simplesmente deixar o emprego? Lógico que não. Ou então você até sabe o que tem que fazer, mas bate aquele medo de não conseguir. Ou até o medo de conseguir, mas depois não saber o que vai fazer, se vai dar conta.

Afinal, trabalhando tanto, com tantos problemas a resolver, como ter motivação para continuar estudando, se aprimorando, para poder se sentir preparado para almejar outra função? Conheço profissionais na saúde que há anos estão tentando fazer seu mestrado ou doutorado e não conseguem sair do lugar. Só trabalhar.

Adquirindo novamente motivação e paixão

Nenhuma ação é empreendida sem motivação. Se a motivação for fraca, com certeza a determinação também o será. Para ser um bom profissional, principalmente na área da saúde, é preciso estar constantemente apaixonado pelo que faz. 

Muitas vezes você acaba fazendo coisas para sobreviver no mundo do trabalho, que faz com que você comece a gostar menos de você mesmo e do que faz. Você nem se reconhece mais. Nem lembra mais porque escolheu esta profissão. Está deixando “a vida te levar”. E isto gera insatisfação, você fica “morno”.

O mundo corporativo hoje passa por mudanças e transformações o tempo todo, numa velocidade incrível, que não permite que nenhum profissional seja “morno”. Aí entra o potencial de transformação do coaching.

O Coaching para médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, visa auxiliar estes profissionais a enfrentarem de uma melhor forma os desafios que a carreira oferece diariamente, encontrando o foco que muitas vezes se perdeu (o motivo pelo qual escolheu esta profissão) e planejando ações que tragam os resultados tão desejados.

trabalho_motivação_vida_profissional
rumo_vida_profissional

Dando novo rumo a sua vida profissional

Um processo de coaching é capaz de reconectar você a você mesmo, a seus sonhos e projetos. Pode ajudar você a encontrar um propósito, dentro disto tudo. Fazer você se lembrar do porquê escolheu esta profissão, qual a sua missão, quais os seus valores. E quem sabe até mudar de ideia, mudar de sonho, mudar de profissão.

E a partir deste resgate, o coaching te ajuda a planejar como alcançar os resultados que você deseja, mesmo que não mude a situação como um todo. Mas você muda. Você começa a ter clareza de quem é e do que quer fazer. Consegue dar o primeiro passo, começa a caminhar o seu caminho.

Sabe aquela história da pedrinha jogada na água, que faz ondinhas? Pois é. O coaching tem este poder. Você se transforma e se torna a pedrinha, se lança na água e começa a produzir ondas. E volta a se apaixonar pela vida, pelo trabalho, pela família, e o mais importante, por Você!

COACHING PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Hoje muitas pessoas falam em coaching, parece que “todos” podem fazem coaching, mas o assunto é sério, exige estudo e muita preparação. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.