expectativas

Vamos começar pelo começo: O que é ter expectativas para você?

É esperar que alguém ou algo corresponda ou aconteça da forma como você deseja. E o que isso significa? Que você espera ou deseja ter o controle sobre aquela situação ou pessoa.

E muito provavelmente porque isto que você espera que aconteça fará com que você se sinta realizado, bem sucedido.

Expectativas em relação aos filhos

É muito frequente os pais fazerem isto com os filhos. Falamos que desejamos o melhor para eles, que por isso queremos que eles façam uma boa faculdade, tenham um bom emprego, passem num concurso público, etc., mas na verdade estamos querendo provar nosso sucesso como pais.

Ou seja, se nossos filhos não forem “bem sucedidos”, nós teremos fracassado.

Sei que é duro ouvir isso. Com certeza você não está concordando comigo e até está pensando em não ler este artigo até o final. Mas calma. Por favor, se permita pensar diferente.

Então é errado ter expectativas?

Entendo a sua reação, pois eu tive a mesma, quando fui confrontada com esta perspectiva sob o olhar da psicanálise.

Lógico que não é errado ter expectativas. Você é livre para fazer suas escolhas. Mas assim como nossos pais nos induziram a várias escolhas para contemplar as suas expectativas, nós também o fazemos – o tempo todo.

O problema está em repetir estes padrões que podem levar o “outro” a desenvolver um “falso eu” para corresponder à sua expectativa.

Isto é o mesmo para casais, relações de amizade, de trabalho, ou seja, para qualquer relacionamento. Quanto mais expectativas você cria, mais chances você tem de se decepcionar.

Ter expectativas sobre o outro é tentar controlar o outro. É tentar que o outro seja quem eu quero que ele seja, para ME fazer feliz! Não se engane, não é para que O OUTRO seja feliz!

Então somos seres egoístas?

Pelo contrário. O maior bem que você pode fazer a alguém é estar bem. Quanto mais você estiver bem, tiver sentimentos de alegria, amor, paz, estará transmitindo esta energia a milhares de pessoas.

E cada vez que você gasta energia exigindo do outro que corresponda às suas expectativas, você está desperdiçando a energia que poderia estar direcionando à sua própria evolução e fazendo com que alguém se sinta infeliz.

Sim, pois somente cada um pode saber o que é bom para si.

Não se esqueça. Estamos todos conectados. Tudo que você fizer, pensar ou sentir agora, estará repercutindo em muitas, muitas pessoas ao redor do mundo.

Tenha expectativas de si mesmo e trilhe o caminho do Desenvolvimento Humano.

Portanto, é saudável você criar expectativas a seu próprio respeito. Como seria isto? Nada mais nada menos do que você se olhar profunda e verdadeiramente, olhar sinceramente quais aspectos não lhe agradam em você e decidir como você quer ser. E começar a trilhar este maravilhoso caminho do Desenvolvimento Humano.

Você tem expectativas de estudar mais? Trabalhar naquilo que ama? Descobrir seu propósito de vida? Ter uma vida mais saudável? Viver em paz consigo mesmo? Viver com leveza?

Então que tal parar de criar expectativas para o outro e trabalhar para corresponder às suas?

Pare de gastar energia tentando mudar o outro.

Gastamos tanta energia e tempo tentando mudar o outro, que nos desconectamos de nós mesmos, de nossa essência.

Comece dedicando um tempo do seu dia ao seu desenvolvimento. Com boas leituras, orações, meditação, exercícios… Procure as técnicas e ferramentas que fizerem sentido para você. A psicanálise, a constelação familiar, o Reiki, a Meditação, a Yoga, o Ho’oponopono são algumas que utilizo no meu desenvolvimento. Mas o seu caminho pode ser diferente do meu.

Então, dê o primeiro passo! Apenas um passo é suficiente para começar uma caminhada, disse Buda – “toda grande caminhada começa com um simples passo”!

Desejo-lhe uma linda jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *