Ho’oponopono​

O que é Ho'oponopono

O Ho’oponopono é uma técnica ancestral havaiana de autocura pela limpeza das memórias, que são programas instalados em nosso inconsciente que reproduzem os problemas que temos hoje.

Principios do Ho’oponopono

1. O universo físico é uma realização dos seus pensamentos.

2. Se os pensamentos são destrutivos, eles criam uma realidade física destrutiva.

3. Se os pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física transbordando AMOR.

4. Você é o responsável por criar seu universo físico como ele é.

5. Você pode alterar os pensamentos destrutivos que criam uma realidade doente e muitos sofrimentos.

6. Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos em sua mente.

7. Todos somos UM.

Carmen Rodrigues desenvolvimento humano

Como surgiu

O Ho’oponopono é praticado no Havaí há 3 mil anos, pelos povos kahunas (Kahuna é um termo havaiano para curador, mestre, xamã. Significa “protetor do segredo” ou “guardião do oculto”).

É oriundo de uma tradição ancestral havaiana. Sempre que surgiam discórdias entre pessoas ou problemas de relacionamento no seio de uma comunidade, eles se reuniam em presença de todos os envolvidos e, sob a orientação de um padre ou sacerdote, concediam-se o perdão.

Os sacerdotes levaram este método para a sociedade com o intuito de resolver problemas do dia-a-dia entre as pessoas. Era feito com toda a comunidade presente. As pessoas tomavam conhecimento dos conflitos que existiam naquele ambiente e repetiam as frases juntas. 

Com cada um realizando sua responsabilidade diante dos aspectos da situação que havia se apresentado, todos acabavam sendo beneficiados e se curavam das memórias e programações negativas internas. Eles já acreditavam que o que afetava um, afetava a todos.

Morrnah Nalamaku Simeona, ou Morrnah Simeona, como é mais conhecida, era Xamã e curandeira havaiana, que atuava com plantas medicinais. Ao tomar conhecimento da prática do Ho’oponopono em sua comunidade, pensou que o processo de Ho’oponopono podia ser simplificado, eliminando a presença de um guia ou padre, podendo cada um praticá-lo sozinho: sozinhos, trazemos a nós mesmos perdão, amor e paz, foi o que ela pensou.

Objetivo do Ho’oponopono

Portanto, ela foi a criadora e primeira mestre do Ho’oponopono da Identidade Própria. Ela dizia que ficamos carregados com o peso das nossas memórias. O objetivo do Ho’oponopono é liberar-nos dessas memórias, para que, ao nos desvencilharmos desse véu, possamos descobrir a “Divindade” que está em nós.

Com este processo, as memórias são liberadas e transformadas em pura energia pela “Divindade”. É um verdadeiro processo alquímico, uma transmutação das nossas memórias e medos em puro amor.

Ihaleakala Hew Len, ou Dr. Hew Len, como é mais conhecido, foi o aluno mais famoso da xamã Morrnah Simeona, convivendo com ela durante 10 anos. Ele é o responsável pela difusão do Ho’oponopono no mundo.

Ele diz que somos 100% responsáveis por tudo que nos acontece. Ele diz: “você já reparou que, em tudo que lhe acontece você estava presente?” Com isso ele quer dizer que tudo, mas TUDO que nos acontece, de alguma forma nós compartilhamos e atraímos.

Outra frase dele: “Se você quer melhorar a sua vida, você precisa curar a sua vida. Se quer curar uma pessoa, você o faz curando a si mesmo.”

Dr. Hew Len explicou que tudo o que buscamos e tudo o que experimentamos – tudo – está dentro de nós – “Se você quiser mudar alguma coisa, faça-o interiormente, não externamente. A ideia como um todo é a total responsabilidade. Ninguém é culpado. Tudo é você”.

E nós temos a tradição de nos sentirmos vítimas: do governo, dos pais, de Deus, do marido, da esposa, da crise, do chefe…. e com isso não nos responsabilizamos e não mudamos, pois achamos que o problema está “no outro”.

Enquanto procurarmos a solução do lado de “fora”, ela continuará se repetindo.

Ho’ponopono limpando memórias

O Ho’ponopono foi um divisor de águas em minha vida. Ao compreender que todos os problemas atuais são antigos problemas sendo reencenados (lembra da psicanálise, que diz que repetimos os mesmos erros, a partir de informações gravadas em nosso inconsciente?), ao utilizar a limpeza de memórias constantemente em minha vida, tudo mudou. Ao ter consciência de que tudo está dentro e que o fora é o reflexo da energia que emito, tudo ficou mais leve e fácil de resolver, pois só depende de mim. Por isso digo que todos os sentimentos negativos que sinto não duram mais que 30 minutos.

No momento em que limpamos as memórias, temos acesso às inspirações.

Utilizo e ensino esta técnica a meus clientes, além de promover workshops no Espaço CR, ensinando e aprofundando a técnica por meio de muito conteúdo teórico e vivências.

Pode ser utilizado juntamente com qualquer outra forma de terapia ou técnica.

Aloha!

Cuidando do corpo, da mente e da alma

Saiba se o Ho’oponopono funciona para você. Gostaria de uma explicação ao vivo online sobre o assunto?