O que é Coaching?

Coaching é um processo que utiliza uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana onde o coach (profissional que aplica o coaching) cria uma parceria com o coachee (pessoa que está recebendo o processo de coaching) ajudando-o a sair de uma situação atual para uma situação desejada de forma rápida e satisfatória, em busca de resultados.

Coach significa carruagem. O profissional coach é o condutor da carruagem, transportando o coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) a chegar onde ele quer chegar.

Utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras, visando a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.

Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva (Instituto Brasileiro de Coaching).

O_que_é_coaching
pessoa_fazendo_coaching_coaching_não_é_terapia

Coaching não é terapia

Coaching não é terapia, prática que somente deve ser aplicada por profissionais da área da saúde mental. A terapia é indicada ao tratamento de sofrimentos e problemas que caracterizam a pessoa como disfuncional. Também não se trata de aconselhamento e nem de consultoria, já que não é papel do coach dar respostas e/ou ensinar ninguém a como fazer algo. E tão pouco se caracteriza como Mentoria, mais conhecido como Mentoring. É um processo que trabalha com o presente e o futuro, onde a própria pessoa (coachee), com a ajuda do Coach, encontra suas respostas e seu caminho em curto espaço de tempo.

Associo ao processo de coaching técnicas de programação neurolinguística, conhecimentos da psicanálise, da terapia vibracional e mecânica quântica, auxiliando o coachee a identificar seus sabotadores e a eliminar suas crenças limitantes. Algumas pessoas perguntam se para fazer coaching precisam ter um propósito definido. A resposta é não. Pois muitos procuram o coaching justamente por não saberem o que querem.

Geralmente é realizado em sessões semanais, num total de 10 a 12 sessões, podendo ser presencial ou online. A pessoa interessada em participar deste processo deve agendar uma primeira sessão que chamo que Sessão de Resultados, para explorarmos se o Coaching é o que a pessoa precisa para aquele momento e traçarmos um plano de ação. Esta sessão é gratuita e totalmente sem compromisso.

O Que É Coaching?

Hoje muitas pessoas falam em coaching, parece que “todos” podem fazem coaching, mas o assunto é sério, exige estudo e muita preparação. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.