Psicanálise

O que é?

A Psicanálise é conhecida como “a cura pela fala”. Ou “uma cura pelo amor”, segundo seu criador, Sigmund Freud. Ela transforma dores dilacerantes em tristezas suportáveis. É uma forma de trazer o inconsciente à consciência e fazer as pazes entre os dois. É a única forma de pararmos de repetir os mesmos erros.

A psicanálise, para mim, tem sido um instrumento de autoconhecimento e autocura. Pois quanto mais me conheço, mais me curo e mais me potencializo para contribuir com a cura de meus clientes/pacientes.

Além disso, a psicanálise é mais uma forma de cuidado para com aqueles que me procuram, querendo se curar, mas em situações em que o coaching não se aplica. São ciências diferentes, que se complementam algumas vezes, mas com finalidades distintas.

Psicanálise X Coaching

Por exemplo, se a pessoa está repetindo padrões que estão impedindo sua evolução, seja ela profissional ou nos relacionamentos ou até na sua saúde, geralmente o entrave está lá na sua infância, em padrões estabelecidos (gravados) em seu inconsciente que se manifestam na vida atual por meio de sintomas.

Às vezes a pessoa nem identifica que é isto que está acontecendo, que a está adoecendo física ou emocionalmente, e me procura para um processo de coaching. Ou então, me procura para uma situação pontual, que se resolve com o coaching, mas durante o processo, identifico que esta pessoa se beneficiaria muito com a psicanálise, para outras questões.

Geralmente “atuamos” na vida cotidiana como personagens que foram criados para nós em nosso passado, e não temos consciência disso. Por meio da análise, quando este comportamento (ou sintoma) se torna consciente, ele pode ser compreendido, modificado e resolvido. Portanto, não mais repetido.

Como explico no item “Coaching – o que é”, o coaching é excelente para questões pontuais, do presente para o futuro. Nunca para o passado.

Atualmente atendo alguns ex-coachees na psicanálise. E o vínculo criado no processo de coaching inclusive favorece a terapia.

Pessoalmente, a psicanálise tem sido uma viagem fantástica para o meu autoconhecimento e autocura.

psicanalise

Por que repito padrões?

Psicanálise acho que todos conhecem ou já ouviram falar e é realmente uma ferramenta de cura, mas é preciso muito estudo e muita preparação, além de ter empatia com o profissional. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar alguém.