REIKI

REIKI – a ciência da energia

Rei: significa Inteligência Divina manifesta. Refere-se à parte espiritual, bem como à alma.

Ki: significa Energia Vital, que flui de todos os organismos vivos. Fogo interior para Pitágoras, fluido da vida para os alquimistas, Chi para os chineses, Ki para os japoneses, Prana para os hindus, entre tantas outras definições. Podem ser captados pelo sol, alimentos frescos “in natura”, pelo ar e em contato direto com uma pessoa harmonizada.

O ser humano possui uma farmácia viva dentro de si, o que lhe possibilita a auto cura. Para o indivíduo produzir isso tem que ter equilíbrio da energia yin e yang. Paralisando uma delas, terá o desequilíbrio energético, terá um comportamento não saudável e terá que comprar medicamentos para manter a saúde, e em muitos casos a saúde não poderá ser restabelecida.

A Energia Reiki uma vez ativada flui em espiral, no sentido anti-horário que ocorre através da natureza e da ciência. A Energia terá o foco nas mãos e fluirá de dentro para fora, quando tocar algo que está vivo.

O dom máximo do Reiki é o dom da vida, o dom de honrar a força vital de toda humanidade, colocando fim a todo sofrimento; mas enquanto isso não acontece, ele vem alinhar à energia vital universal, equilibrando nosso Ser como um todo e em todos os níveis, bem como, trazer luz à consciência para que possamos fazer as escolhas mais assertivas, para cumprirmos nossa missão no aqui e agora, e para seguir rumo à verdadeira felicidade.

reike

O Reiki no Brasil

No Brasil o Reiki chegou em 1980 e possui os seguintes reconhecimentos:

1. O Ministério do Trabalho reconhece o Reiki como profissão – o Reiki foi classificado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE. 

Para maiores informações acesse http://www.cnae.ibge.gov.br/ e digite o código 8690-9/01 no campo de busca.

2. O Ministério da Saúde reconheceu em 03 de maio de 2006 pela portaria 971, na categoria de Prática Integrativa e Complementar. Veja em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0971_03_05_2006.html 

3. A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão das Nações Unidas, publicou, em junho de 2007, em Genebra, Suiça, as “Orientações Normativas sobre o Tratamento da Dor”. Entre as modalidades de tratamentos sem o uso de drogas recomendadas estão: Fisioterapia, Fitoterapia, Acupuntura, Reiki e Musicoterapia. O documento aponta para a necessidade de se incluir, no tratamento médico, outras “dimensões biológicas, fisiológicas, sociais e espirituais”. Acesse o link com o texto original, em inglês em http://www.who.int/medicines/areas/quality_safety/delphi_study_pain_guidelines.pdf

4. O SUS (Sistema Único de Saúde), através da Portaria do Ministério da Sapude incluiu o Reiki como prática e técnica interativa passado assim, a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde” no dia 13 de janeiro de 2017, conforme texto publicado no Diário da União, veja na íntegra em http://jusbrasil.com.br/diarios/134310888/dou-secao-1-13-01-2017-pg-34

5. Estudos Científicos – há inúmeros estudos científicos comprovando sua eficácia. Veja em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=REIKI. Até julho de 2015 já haviam sido registrados mais de 50 títulos publicados sobre o tema em português e português de Portugal. Hoje se procurarmos no mesmo link na língua inglesa encontraremos 2571 referências de trabalhos científicos. Também vale ressaltar as primeiras teses de doutorado do Dr Ricardo Monezzi na Faculdade de Medicina da USP e mestrado do Veterinário Ricardo Garé de fácil acesso na internet, trazendo estudos cada vez mais crescentes nesta área.

Como é aplicado o Reiki, como ele funciona?

Todos nós possuímos uma força vital da qual depende nossa vida, sendo o seu equilíbrio essencial para a perfeita saúde. É uma terapia natural através do toque das mãos, que restaura e equilibra a energia vital do corpo. Baseia-se em toques suaves com as mãos em pontos específicos do corpo, que restauram e equilibram o fluxo natural de energia vital, estimulando o Sistema Imunológico a respostas saudáveis, ao contato com a verdade interior, a expansão da consciência e a iluminação.

Quando se usa a técnica por 04 dias até 3 semanas é possível ver uma mudança interna acontecendo. Todos os órgãos e glândulas internas começarão a funcionar com mais vigor e ritmo. 

Os sucos digestivos fluem normalmente, afrouxam os nervos congestionados, liberta as aderências, o cólon preguiçoso se torna organizado, as substâncias fecais desprendem-se das paredes do intestino e os gases são eliminados.

As toxinas acumuladas durante anos saem através dos poros. É uma transformação viscosa, e com toda esta limpeza o corpo se torna ativo. Com o sangue novo e a circulação restaurada é possível rejuvenescer de 5 a 10 anos, com a prática regular do Reiki.

O Reiki trata assim, o corpo como um todo, alinhando naturalmente a energia na dinâmica corpo-emoção-mente-espírito. Ou seja, favorece sua tendência interior natural de crescer em direção à saúde e perfeição. Uma técnica completa e precisa para se chegar à iluminação.

O Reiki não mata e nem cura, ele reequilibra, fazendo com que o corpo produza o que realmente necessita.

Segundo a OMS, mais de 90% das nossas doenças são psicossomáticas. Com as aplicações do Reiki a cura vem de cima para baixo, da mesma forma que na homeopatia, só que a vantagem do Reiki é ser uma terapia holística (do todo), atuar no todo do indivíduo, inclusive nas causas emocionais.
O tratamento com Reiki não dispensa tratamento médico, psicológico ou outros, pelo contrário, os complementa. Tudo o que o médico ou terapeuta do cliente recomentar deverá ser cumprido.

Outros benefícios do Reiki

  • Promove relaxamento

  • Proporciona o alívio da dor

  • Reduz o estresse

  • Alivia a ansiedade e a irritação

  • Melhora a disposição e ânimo

  • Promove bem-estar

  • Cura as causas e elimina os efeitos dos desequilíbrios

  • Não conflita com crença religiosa

  • Promove o amor fraternal, carinho, compaixão, paz, serenidade

  • Promove o realinhamento dos chakras e do campo áurico

* Uma hora de aplicação equivale a 4 horas de sono reparador

reike por carmen rodrigues

Como você deve iniciar um tratamento com Reiki?

Por meio de uma entrevista com o Reikiano (profissional habilitado a administrar o Reiki) será definido objetivo ou a necessidade da pessoa com o Reiki. A seguir, é estabelecido um programa que geralmente se inicia com uma aplicação por dia durante 3 a 4 dias, seguido de uma aplicação 2 vezes na semana, até ser reduzido a uma aplicação por semana ou a cada quinze dias.

Se a finalidade for apenas de relaxamento, pode ser uma vez por semana. A própria pessoa irá sentir seu ritmo e estabelecer a melhor periodicidade para si.

Enfim…

Aplicar e viver o Reiki proporciona uma vida mais equilibrada, saudável e feliz. Quanto mais aplicar, mais abundantemente a energia fluirá.

Mais do que uma técnica energética ou um método de cura, o REIKI é um estilo de vida e um caminho que conduz à felicidade.

Cuidando do corpo, da mente e da alma

Saiba se o Reike funciona para você. Gostaria de uma explicação ao vivo online sobre o assunto?